sexta-feira, 11 de maio de 2018

Garrafa de "Leyden"

Sua História:

A "garrafa de Leyden" e um tipo de capacitor de alta tensão de uso comum em eletrostática. Na forma usual atualmente (últimos 200 anos...), Consiste em um pote cilíndrico de material altamente isolante, com uma folha metálica fixada por for fora e outra fixada por dentro. Um terminal atravessando a tampa do pote faz contato com a folha interior, e um anel metálico faz contato com a folha exterior, constituindo assim os dois terminais do capacitor.
O dispositivo foi inventado independentemente, em 1745, por Von Musschenbroek, em Leiden (ou Leyden), Holanda, a partir de uma experiência de seu amigo Cunaeus, e por Von Kleist na Pomerânia. Na forma original era apenas uma garrafa com água dentro e um fio servindo de terminal interior, com a mão do experimentador servindo de terminal exterior. Logo foi aperfeiçoada até a forma que ainda é usada. Foi a primeira forma prática encontrada para o acúmulo de significantes quantidades de carga elétrica. Antes eram usados grandes condutores metálicos, que armazenavam carga em suas "capacitâncias de corpo", mas sempre em pequena quantidade. Com a garrafa de Leyden, quantidades suficientes para produzir fortes faíscas elétricas podiam ser armazenadas, o que logo levou a melhor entendimento das propriedades da eletricidade.

Fonte: http://www.coe.ufrj.br/~acmq/leydenpt.html


Como fazer?


Para fazer esse experimento em casa, você vai precisar de:

– um pote com tampa de plástico
– arame ou prego
– dois pedacinhos de fio
– uma bolinha de pingue-pongue
– papel-alumínio

1- Corte uma tira de papel-alumínio do diâmetro do pote (deixe uns 2 cm sobrando na borda superior) e coloque na parte de dentro. Fixe com fita adesiva e faça a mesma coisa do lado de fora.
2- Fure a bolinha, coloque o fio no orifício (vai ficar parecido com um pirulito) e passe papel-alumínio em volta da bolinha. Faça um buraquinho na tampa do pote e coloque o pirulito metálico dentro.
3- Enrole um dos fios por dentro do pote (uma ponta encosta no arame, e outra no alumínio de dentro) e coloque o outro do lado de fora, deixando uma ponta livre.
Por fim, o experimento fica assim:
Mas por que dá pra ver uma faísca saindo do fio?
Quando você esfrega uma bexiga no cabelo, ela fica cheia de cargas negativas. Assim que você passa o objeto na bolinha de alumínio, essas cargas se transferem pra lá. No momento em que você encosta o fiozinho nessa bolinha, as cargas negativas pulam pra esse fio, produzindo a faísca que você vê no vídeo.
Se você carregar a sua máquina de choques e encostar as duas mãos nela, uma na bolinha e outra na lateral, os elétrons vão pular direto pra você – e é por isso que você toma um choque de leve.

Exemplo feito pelo grupo "EletricPower" :

Materiais utilizados:












                                                                         

Construindo com o grupo:



















Finalizado:





2 comentários:

  1. Muito bem!Parabéns ao grupo pelo empenho e dedicação. A Física é Linda!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlww, com uma professora dessas também neh ... Fica facif kkkkkkkkk ❤️

      Excluir